quinta-feira, 13 de junho de 2013

Sou intercambista - o que devo saber? - Parte 1

Bom, sei que grande parte de quem frequenta e acessa o blog são antigos, atuais ou futuros intercambistas.

Já recebi muitos contatos de gente curiosa querendo saber quando vou, pra onde, fazer o que, quanto é, com qual agência ,meu número,qual a altura,se tenho namorada. Como sou muito querido falo isso:


to afim não

Well, vamos as dicas então:

1) Escola de inglês no Brasil x no Canadá:

São escolas onde deve-se respeitar horários honrosamente, só se fala em inglês(regras da casa), tem mais autonomia nos estudos, porém menor atenção individual do professor. 
O diploma gira em torno da frequência(80%), o nível depende do que o professor achar, e no geral, a evolução no inglês depende de si. Tem gente que vai e melhora 200%, tem gente que vai e volta sem aprender nada diferente.

"Quem nunca chamou a professora de mãe
 não sabe o que é passar vergonha.."

Por fim, se tu estiveres lá e ficar com o pensamento "tem muito brasileiro aqui", é tu que ta errado cara! É só se esforçar um pouco que tu não precisa ficar rodeado de brasileiros falando português. A escolha é toda tua!

2) Acomodação: Homestay x Apart.
Deve-se em ambos os casos ter espírito intercambista, aventureiro, mente aberta e humildade. Tem de saber dividir espaços, respeitar culturas e pessoas, se adequar á alguns costumes.

No caso de apartamentos, quartos divididos com outros estudantes é um pouco mais cômodo dependendo dos parceiros. Mesmo assim deve-se ter disciplina e saber morar em conjunto.


 Quero ver isso aí lotado de gurizada
se vai ficar limpinho assim hahaah

No caso da homestay, o que é: Uma família que está sendo paga para receber um inquilino na sua casa. Não são obrigados a cuidar de ti, te levar pros lugares, , não é sua família! A casa tem regras, devem-se respeitá-las. Eles vão dar almoço e janta(nhommmm), porém o almoço é algum sanduíche ruim lanche, e a janta depende, pode ser qualquer coisa comida local, comida da cultura da família(sua host family pode ser canadense, indiana, coreana..Vancouver é multi-cultural!). Isso deve ser discutido conversado com  agressividade a família.
Mas, mesmo com todas essas questões, o índice de aprovação dos intercambistas é muito alto, a maioria gosta das suas família, casas, são bem acolhidos e ficam bem a vontade!
Casa de Família - as vezes você não será o 
único perdido intercambista da casa!

3) Check-up!

Antes de viajar, lembre-se de fazer uma sopa pa nóis check-up geral médico, além de dentista(dentes brancos, hálito fresco. Aliás, é reconhecido que quem mora em vancouver, cuida da saúde, da forma física e aparência mais que outros lugares. Portanto, se você for desleixado, vai passar vergonha!)

Caso for quatro olhos use óculos ou for cego lentes mande fazer um par de olhos óculos reserva/lentes suficientes. Caso use remédios, lembre de comprar em quantidade suficiente pra passar o tempo necessário lá, e se precisar, pegue uma receita em inglês com seu médico para não ter problemas na alfândega!
acho que já da pra abrir uma farmácia heinn
 
4) Nas malas
 
Para despachar: 2 volumes, cada um até 32kgs* no máximo. Restrição: contendo até 200 cigarros, 1L de bebida destilada ou 2L de vinho.
Na mão: 5kg* (conferir!). Dimensões: 40 x 30 x 20 cm em média. Restrição: Permissão para portar até um litro - sempre dividido em até 10 frascos de no máximo 100ml - de líquidos, géis, pastosos e aerossóis, devendo estes serem transportados em bolsas transparentes e seladas (tipo Ziploc).
Dica: Prenda fitas, adesivos, tags, tudo que facilite a identificação.

CRENDEUSOPAI ESQUECI DAS CUECA
 
TCHÊ! o post já está longo, por isso vou dividi-lo em duas ou três partes!
Faltam 31 dias para a viagem, pouquinho mais de 4 semanas. MEU DEUS DO CÉU TA MUITO PERTO. Eu juro que até então, não caiu a ficha da viagem, que ta chegando perto. Até então, não fiquei ansioso, to tratando com naturalidade! Mas confesso que agora ta apertando, não estou ansioso, mas to ficando mais nervoso, do tipo: ta, e agora?
 
Mas bora lá, sem medo! Tenho mais duas a três semanas de faculdade e trabalho, algumas despedidas, festas e encontros nesse meio tempo, matando a saudade antecipada da família, amigos, e de outra pessoa muito mala importante aí!
 
Curtam, compartilhem por favor pra quem for interessado no assunto, acompanhar o blog!
Blog Widget by LinkWithin

Nenhum comentário :

Postar um comentário