sábado, 6 de abril de 2013

Motivação - porque queremos fazer intercâmbio?

Estava eu lá, três alguns anos após sair do ensino médio, com um trabalho fixo, no meio de um curso da faculdade, e resolvo parar a bagaça toda pra ir pra outro país me aventurar. É mole?

Bom, vamos do princípio, a motivação: 



 O inglês. Ele é a principal desculpa motivação dos intercambistas de modo geral. Claro que, largar fora do Brasil por um tempo, ir pra lugares lindos, de primeiro mundo, longe de todos conhecidos, com gente do mundo todo pra conhecer é só algo secundário ,quase sem importância no papel da motivação. Não vamos perder o foco força e fé, a motivação é a língua estrangeira mais falado no mundo, até porque você quer aprender inglês "becausi is a veri importante lenguage in de uould". Ou, em boa parte dos casos, aperfeiçoar seu inglês, seu listening, speaking and writing skills.



Meu caso:

- Desde pequeno frequentei graças a meus pais escolas de inglês, especialmente a Wizard. Minha irmã aprendeu também muito cedo e com 15 anos dava aula pra executivos da GM em gravataí. 
 Em 2011 se não me engano, ganhei meu certificado que praticamente me dava a condição de fluência em inglês da Wizard, completando um ciclo infinito de livros desde Teens, Class(adulto), Graduation..

Porém, não falamos inglês com frequência, e quando paramos de estudar, teríamos que nos esforçar muito pra praticar(assistindo filmes em inglês, lendo livros em inglês, conversando com pessoas estrangeiras por skype em inglês), o que de fato, nunca acontece.

Quando fui fazer uma entrevista em inglês numa empresa da área de informática, minha área, não fui mal, porém, fui advertido quanto ao meu listening e meu inglês. Repetia constantemente: what? I didnt understand you, can you repeat please slowly? Uát? Uát? Uát?




MAAAAS COMO! Eu tinha recém me formado!

Bom, era uma entrevista, nervosismo normal somado ao fato de ter que ouvir,pensar e falar em inglês rapidamente, seguro de si e do que falava, não era algo fácil. Porém, foi frustrante pra mim.

Este foi o pontapé inicial pra que eu e meu pai percebêssemos que um intercâmbio poderia ser de grande importância para minha fluência em inglês. Na minha área, da informática, para se trabalhar em grandes empresas inclusive no Brasil, as entrevistas são feitas em inglês, no trabalho se fala em inglês, tu tens de tratar, conversar, negociar com gente da índia, china, estados unidos, ou seja, tem de estar preparado. E só com um intercâmbio eu poderia chegar perto dessa experiência.

Este foi o meu caso, porém, cada um de vocês tiveram, tem ou terão o seu caso, a sua motivação em particular, podendo ser o inglês por obrigação, inglês por opção,prazer, pode ser pelo fato do conhecimento, cultura, aventura, desafio. Pode ser por querer dar um rolê na austrália, surfar e viajaaaaar na vibe de lá, ou , ir pra dublin e entrar em coma alcoólico estudar (invejo-os).



O mais importante até hoje é: a porcentagem de satisfação após fazer intercâmbio beira os 100%. A vontade de repetir a dose com certeza também é grande. 

É quase garantida que a experiência trará outro mundo ao seu mundo, e essa é a maior motivação de todas.
Blog Widget by LinkWithin

Nenhum comentário :

Postar um comentário